quarta-feira, 6 de março de 2013

MORRE O PRESIDENTE VENEZUELANO HUGO CHÁVEZ



Hugo Cháves, morre o homem; nasce o mito

Após um longo período de tratamento contra um câncer, foi anunciada no fim da tarde desta terça-feira (05/03), em Caracas a capital venezuelana, a morte do presidente Hugo Chávez. A fatídica notícia foi anunciada em cadeia de televisão e rádio, pelo vice-presidente Nicolás Maduro.

Chávez governou a Venezuela, a maior produtora de petróleo da América Latina nos últimos 14 anos. Como presidente ele conseguiu transformações constitucionais que permitiram sua reeleição por duas vezes. Com recursos adquiridos através da exportação do petróleo, Chávez inseriu uma série de programas sociais voltadas aos interesses das camadas mais pobres da população do seu país.

Hugo Rafael Chávez Frías nasceu em Sabaneta em 28 de julho de 1954. Foi o 56º presidente da Venezuela. Definia-se como líder do regime bolivariano revolucionário e afamou-se por seus ataques verbais apontados principalmente para aos Estados Unidos, o que fez firmar fortes alianças com Cuba e com outros governos latino-americanos de perfil esquerdista. Com o Brasil, ele desenvolveu laços de amizade pessoal com Lula e a Presidenta Dilma, estabelecendo parcerias com a Petrobras.

Uma das conquistas do governo chavista e que nem sempre a mídia brasileira mostra, foi a redução da pobreza extrema de 21% para 7%; o aumento da taxa de escolaridade e pré-escolaridade de 40% para 60%; a erradicação do analfabetismo; o aumento da participação feminina no parlamento; a redução da taxa de mortalidade infantil de 27 para 14 (por mil); a diminuição da desigualdade social; o aumento da expectativa de vida; a redução da taxa de desemprego e o aumento do trabalho formal em relação ao precário.

Hugo Chávez, assim como Che Guevara, se destacou como nacionalista de primeira linha e foi um líder apaixonado pelo seu país e pelo seu povo. Seu nome ficará escrito para sempre na história política e social da América Latina.  


Por Agmael Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário