quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

DNIT DIZ QUE LICITAÇÃO DO DERROCAMENTO DO LOURENÇÃO SERÁ EM MAIO E AS OBRAS INICIARÃO EM AGOSTO



Pedrais do Lourenção entre o Município de Nova Ipixuna e Itupiranga

De acordo com informações do G1-PA, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), informou que a licitação da obra do derrocamento dos Pedrais do Lourenção deve ficar pronta em maio, sendo que o início das obras está previsto para agosto.

Apesar de já ter sido gasto mais de R$ 1,6 bilhão dos cofres públicos, as eclusas do da Hidrelétrica de Tucuruí estão praticamente paradas, com apenas 2% da capacidade utilizadas até agora. Segundo especialistas, para que a obra funcione é necessário que seja feito o derrocamento do Pedral do Lourenção. A função das eclusas será permitir que embarcações possam atravessar a barragem, superando o desnível entre o Rio Tocantins e o reservatório da hidrelétrica de Tucuruí. 

O problema está localizado entre os municípios de Marabá e de Tucuruí, que durante o período de verão, o nível do Rio Tocantins fica muito baixo, o que impede que as grandes embarcações consigam trafegar por causa das pedras espalhadas ao longo do rio, fazendo com que as balsas não consigam chegar até as eclusas. 

No ano de 2010, o governo federal fez a licitação para que fossem realizadas as obras de remoção dos Pedrais do Lourenção, aumentando assim a profundidade do rio, mas o processo foi anulado, e até os dias de hoje o uso da hidrovia permanece restrito. O Rio Tocantins é muito importante para saída de produtos do centro-norte do país até os portos da região de Belém.

Por Agmael Lima

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

“12ª TRILHA DOS FERAS” TRILHEIROS SE ENCONTRAM EM NOVA IPIXUNA



Acontece nesse final de semana (02 e 03 de março) recheada com muita lama e diversão a 12ª edição da tradicional “Trilha dos Feras” com o lema “Vai quem quer; volta quem aguenta”. 

O rally faz parte dos eventos culturais de Nova Ipixuna e atrai trilheiros de toda região, inclusive vindos de outros estados da nossa federação, que colocam suas motos e quadricículos numa disputa pelos lugares de mais difíceis acessos e enlameados da região.

O evento terá sua abertura na noite de sábado, 02, com a recepção dos participantes e a tradicional festa. A aventura de verdade terá início no domingo pela manhã, quando dezenas de veículos irão percorrer os mais difíceis caminhos pelo interior do município de Nova Ipixuna e de volta ao ponto de partida.

Por Agmael Lima

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

TORCIDAS ORGANIZADAS ENVERGONHAM CLUBES BRASILEIROS



Até agora eu ainda não tinha manifestado minha opinião em público sobre o ocorrido no jogo válido pela primeira rodada da Taça Libertadores da América entre o Corinthians e o San José da Bolívia em que ocorreu o fatídico episódio que tirou a vida de um jovem torcedor boliviano.

 Na ocasião um sinalizador foi disparado pela torcida corintiana e acabou atingindo mortalmente o torcedor boliviano Kevin Douglas Beltran Espada de 14 anos de idade, que teve o olho direito alvejado, chegando a perder massa encefálica no ataque. A polícia boliviana afirmou que há indícios suficientes da participação dos 12 torcedores corintianos detidos no país no incidente que levou à morte por sinalizador do torcedor. Por isso, eles foram indiciados por homicídio.

O Corinthians se diz prejudicado com a punição aplicada pela COMEBOL, que determina que o clube tenha que jogar sem a presença da sua torcida por dois meses. Tal decisão irritou a diretoria do clube que vai recorrer da decisão. A principal reivindicação do Corinthians é de direito à defesa e investigação dos envolvidos no incidente. A diretoria não aceita se curvar à punição sem provar que o clube não tem qualquer parcela de culpa no disparo do sinalizador marítimo que vitimou o jovem.

Meu ponto de vista:

Não quero que os corintianos venham me crucificar pela minha opinião, aliás a maioria dos corintianos não tem culpa desse acontecimento, meu repúdio vai diretamente às pessoas que fazem de um jogo de futebol um campo de guerra e matam, maltratam e machucam torcedores rivais e esquecem do verdadeiro espírito esportivo que é de promover o esporte como diversão saudável para todos.

Para mim tem que haver punição e essa penalidade não é somente para a Fiel, ela deve ser vista como um puxão de orelhas para todas as torcidas. Se não tiver punição, vai ficar tudo por isso mesmo e ninguém aprenderá a lição. Aliás, aprenderá que estádio de futebol é um lugar onde a lei simplesmente não existe. Está mais do que na hora dos dirigentes chamarem as torcidas organizadas dos seus times para uma reunião e mostrar que se elas continuarem fazendo o que estão praticando, só os clubes tem a perder.

É preciso acabar com a absurda conduta dos membros das ditas ‘torcidas organizadas’, que se preparam para o confronto, como se fossem gladiadores, esquecendo-se de que o esporte é diversão saudável.Vai meu repúdio não somente a esse episódio horrendo, mas a tantos outros que ocorrem todos os anos no Brasil. As torcidas organizadas devem zelar pela manutenção do respeito à vida e à diversão sadia para todos os amantes do futebol.

Por Agmael Lima

sábado, 23 de fevereiro de 2013

PREFEITO DE TUCURUÍ É ELEITO NOVO PRESIDENTE DA AMAT



Sancler Ferreira, o novo presidente da AMAT
Em eleição realizada nesta sexta-feira (22/02) no auditório do Itacaiúnas Hotel em Marabá, o prefeito do município de Tucuruí, Sancler Ferreira, venceu a eleição para a presidência da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (AMAT), o placar foi de 25 votos contra 11 de João Salame, prefeito de Marabá.

A AMAT com sede na cidade de Marabá foi fundada em 12 de novembro de 1977. É composta por municípios do Sul e Sudeste paraense e visa à integração administrativa, econômica e social, o desenvolvimento político-administrativo através do planejamento microrregional e prestação de assistência técnica e serviços nas diversas áreas de atuação dos comandos municipais, cumprindo um papel importante na região, lutando pelos interesses e anseios locais se engajando em ações políticas e sociais.

É composta por 38 municípios associados: Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Anapu, Bannach, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Floresta do Araguaia, Goianésia do Pará, Itupiranga, Marabá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Ourilândia do Norte, Pacajá, Palestina do Pará, Parauapebas, Pau-d'Arco, Piçarra, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Sapucaia, Tucumã, Tucuruí e Xinguara.

Os municípios colaboram financeiramente com a associação, e são os prefeitos da região que decidem as táticas de ações da AMAT que é uma entidade conhecida em âmbito regional e estadual e trata-se de um canal que fortalece as políticas de desenvolvimento de toda região, atuando em parceria com diferentes entidades, com participação de forma ativa nos distintos fóruns e conselhos instalados na região e no estado do Pará.

Por Agmael Lima