sábado, 30 de março de 2013

ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO EMOCIONA FIÉIS NA PRAÇA IRACELY SILVA



Por Agmael Lima

Centenas de fiéis acompanharam a Encenação da Paixão de Cristo apresentada nesta Sexta-feira Santa (29) na Praça Iracely Silva e Silva no centro de Nova Ipixuna.   

O elenco contou com a participação de mais ou menos 60 atores e figurantes da própria comunidade, que simularam os últimos passos de Jesus Cristo antes de sua morte na cruz. 

A Encenação da Paixão de Cristo é organizada e encenada com a parceria de diversificadas religiões existntes em Nova Ipixuna e é realizada há 3 anos e mais uma vez emocionou o público presente.

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO: CATÓLICOS DE NOVA IPIXUNA PARTICIPAM DA VIA-SACRA




Por Agmael Lima

É tradição para os católicos de Nova Ipixuna, acompanharem a Via-sacra pelas ruas da cidade na Sexta-Feira Santa, numa verdadeira mistura de fé e arte. A celebração da via-dolorosa remete a um dos momentos mais tristes do cristianismo: a morte de Jesus. 

Na tarde desta sexta-feira (29) centenas de fiéis acompanharam a apresentação pelas principais ruas da cidade, revivendo os 14 passos que vão desde a condenação de Cristo, encenada Igreja Nossa Senhora de Nazaré, até sua crucificação, retratada na Igreja Matriz de São Francisco de Assis, numa apresentação de aproximadamente 2 horas.

A peça foi totalmente organizada pelo Movimento Jovem Shalom da Comunidade Nossa Senhora de Nazaré que reuniu um elenco composto por mais de 25 atores e atrizes, entre jovens e adultos, que reviveu os últimos momentos de Jesus na Terra. 
Muitos fiéis se emocionaram com as cenas da Via Sacra, que encontra o seu ponto máximo quando Jesus, já crucificado, diz a célebre frase: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito". Neste momento foi possível ver lágrimas nos olhos de quem estava assistindo a encenação.

quarta-feira, 27 de março de 2013

ESCOLAS MUNICIPAIS DE NOVA IPIXUNA REALIZAM O DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA



Por Agmael Lima


Com o objetivo de trazer os pais, responsáveis e a comunidade em geral para o ambiente escolar, as escolas públicas municipais de Nova Ipixuna promoveram nesta quarta-feira (27) o Dia da Família na Escola. No decorrer da programação foram proporcionadas varias formas de interação entre os pais ou responsáveis e seus filhos, juntamente com os profissionais de educação. 

Esporte, diversão, educação e cultura, foram as atividades que ditaram o ritmo da programação, onde diversas atividades foram realizadas como oficinas de pintura, tratamento de beleza, palestras, teatro, danças, cinemas, etc; sendo que muitas dessas atividades foram desenvolvidas pelos próprios estudantes.

Segundo Maria Diene, Diretora da EMEF Nair Braz Lima “eventos como este é muito importante, pois aproxima os pais ou responsáveis do cotidiano estudantil de seus filhos, o que é muito formidável para o aluno, pois ao compartilhar momentos de afetividade com seus familiares e com os familiares de seus colegas, traz proximidade, calor humano, harmonia, amor, carinho, sentimentos que as pessoas precisam para serem felizes”, completou a diretora.

A programação aconteceu em todas as escolas da sede do município de Nova Ipixuna e obteve grande participação popular.

terça-feira, 26 de março de 2013

DETRAN MUDA SERVIÇOS DE HABILITAÇÃO E VEÍCULOS NO ESTADO DO PARÁ



Por Agmael Lima

Visando assegurar o controle sobre a frota regional, o Departamento de Trânsito do Pará (DETRAN-PA) publicou nesta segunda-feira (25) as portarias 627 e 628 nas quais disciplinam os métodos para a solicitação de serviços na área de habilitação e veículo em todo o Estado. 

A partir da publicação das portarias, diversos serviços como transferência de propriedade, mudança de jurisdição e de características de veículos, ou ainda procedimentos de habilitação, devem ser feitos no município de domicílio do proprietário do veículo, ou seja, todo e qualquer processo deve ser iniciado e finalizado no município de registro do documento veicular ou de CNH.

Esse procedimento garantirá maior segurança ao condutor e maior controle por parte do Departamento de Trânsito do Pará. No caso de cidades como Nova Ipixuna que não possui unidades do DETRAN no município, o serviço deverá ser feiro em uma das CINETRAN’S que integram a região administrativa de trânsito de registro do documento do veículo ou habilitação.
 
Os proprietários de veículos de Nova Ipixuna deverão realizar todo procedimento na Região Administrativa de Trânsito, com sede em Marabá, composta pelos municípios de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Piçarra, São Domingos do Araguaia e São João do Araguaia.

Fonte: G1-PA

segunda-feira, 25 de março de 2013

RIO PRAIALTA ENCHE E AMEAÇA INVADIR CASAS NOS BAIRROS JERUSALÉM E FELICIDADE



Por Agmael Lima

Moradores dos Bairro Jerusalém e Felicidade em Nova Ipixuna estão sob alerta constante devido as chuvas ocorrente nos últimos dias que tem feito com que o Rio Praialta sofra enchente e ameace invadir as casas.

A equipe do Blog “Nova Ipixuna Online” esteve no local durante a tarde desta segunda-feira (25) e constatou que a população local está preocupada com a possibilidade da água continuar subindo e cause proporções mais graves.
Apesar do risco iminente da enchente aumentar, alguns moradores afirmaram a nossa equipe que ainda não há motivo para pânico e que ainda não foram constatados prejuízos mais graves.