terça-feira, 2 de abril de 2013

PROTESTAR É PRECISO; ACEITAR NÃO É PRECISO




Por Agmael Lima

Protestar é preciso, necessário e urgente. É mais que louvável ter coragem, falar, denunciar e reagir às injustiças antes que seja tarde. Protestar é preciso, principalmente em momentos e em que a tendência de acomodação é sempre crescente. Protestar é preciso para demonstrar que não estamos satisfeitos com alguma coisa. Protestar é preciso principalmente quando os nossos direitos garantidos em Lei nos são negados ou tirados covardemente e arbitrariamente.

Quando o povo está descontente, é necessário que se vá às ruas clamar por melhorias. Todo protesto inteligente que se visa buscar algo sério deve ser louvado e aplaudido, pois todos objetivam buscar melhorias para a população em geral. 

O povo brasileiro já não acredita mais na classe política, pois em sua maioria, os políticos são malandros, aproveitadores e que na hora da eleição aparecem para pedir o voto, prometem “mundos e fundos” e depois quando ganham vão mesmo é cuidar de suas vidas e de seus interesses particulares e negam o que é de direito da população. Nessa situação, protestar é preciso; aceitar não é preciso.

A corrupção existe porque os políticos se esquecem de que são representantes do povo e em muitos casos usam do seu poder para passar a mão no dinheiro que não são deles. O problema é que a maior parte dos políticos brasileiros esquece que são funcionários públicos e que estão no poder apenas para servir ao povo, que é quem paga o seu salário. Nesse contexto, protestar é preciso; aceitar não é preciso.

Arrogância, prepotência, humilhação, descaso, desprezo, corrupção, entre outras, são algumas das principais características apresentadas pela maioria da classe política do nosso Brasil, sejam eles pertencentes ao poder executivo ou legislativo; seja a nível federal, estadual e principalmene a nível municipal. Quando isso acontece, protestar é preciso; aceitar não é preciso.

O que eu tenho observado é o cidadão tem que se humilhar para conseguir algum atendimento público. Mas na verdade o recurso existe ou deveria existir para que assim suprisse as necessidades da população. Ninguém deveria se sentir na obrigação de ficar devendo qualquer favor a ninguém, mas os que se dizem donos do poder induzem o povo a pensar assim e acabam cobrando esses “favores” no dia da eleição.

O povo brasileiro tem muito o que aprender politicamente, principalmente em tomar consciência que tem o poder de demitir ou admitir os políticos desse nosso país e eleger pessoas que busquem atender as reais necessidades do povo. O povo tem que concientizar que os governantes são apenas seus representantes eleitos para atender suas necessidades, e que estes devem respeitar a sociedade acima de tudo, e se esforçar para cumprir as promessas feitas nas campanhas eleitorais.

Protestar é preciso para fazer o povo mais forte, conciente, instruído, corajoso e unido, que luta por seus direitos e que tem a força da cidadania. Um povo que não aceita migalhas e que não se cala e nem se corrompe diante de injustiças. Um povo que protesta. Um povo que não aceita descasos.

Protestar é um direito de todos. Portanto, jamais devemos nos acovardar e aceitar as injustiças, pois o calar e o aceitar dos covardes simplesmente fortalece seus opressores. Protestar vale a pena; aliás tudo vale a pena se nossos sonhos, nossas metas, nossas lutas e nossos desejos não forem pequenos. Protestar é preciso; aceitar não é preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário