Asp. Culturais



CULTURA NEOIPIXUNENSE


            Nova Ipixuna foi colonizada por povos de diversas regiões brasileiras, principalmente por baianos, mineiros, maranhenses, capixabas, piauienses, pernambucanos, paraenses, etc. Isso fez com que aqui houvesse um aglomerado de diferentes culturas, ou seja, a população neooipixunense é uma mistura de tradições diferenciadas.

            Em Nova Ipixuna predomina principalmente a cultura nordestina, com seus festejos juninos, bois bumbás, Festa do Padroeiro, reisados, cultos afros, etc.

            Na culinária se predomina as comidas típicas, como feijoada, galinhada, moqueca, baião de dois, etc. Na parte artística, há artistas plásticos, dançarinos, cantadores de reis, poetas, compositores, cantores, instrumentistas, pintores, artesãos, etc.

            Nas artes plásticas podemos destacar Leomar Martins que produz arte em madeira. Os principais Intérpretes são: Manoelito Martins, Cristiano Raques, Juarez e Neguinho, Nandinho, Thalita Santos, dentre outros. Os pintores de destaques são: Fernando Mendes e Jr. Bitoca. Como instrumentistas podemos citar Manoelito Martins, Joace Lima, Salvador Pereira da Silva (Seu DN, primeiro sanfoneiro de Nova Ipixuna), Juarez, dentre outros. Além dos Dj’s Topeira e Nildo “O Inigualável”.

Os poetas de destaque são: Sílvio dos Anjos, Agmael Lima, Antônio Nilson Paz, Renato Pimentel e Salvador Pereira da Silva. Os compositores mais notáveis são: Joace Lima, Juarez, Edson Reis, Cristiano Raques e Agmael Lima. O responsável pelo boi-bumbá é o senhor Satonho e pela folia de Reis é a senhora Maria dos Reis.

            As principais festas e eventos culturais ocorrentes em Nova Ipixuna são: o “Carnapixuna”, “Arraiá Ipixunense”, “FESTIVI” (Festival de Verão Ipixunense), “Festival do Açaí”, Aniversário da Cidade, “FECAPI” (Festival da Canção Popular Ipixunense) e “FEMUGOI” (Festival da Música Gospel Ipixunense), Festejo de São Francisco de Assis (Padroeiro de Nova Ipixuna) e o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.


REFERÊNCIAS: Agmael Lima. Nova Ipixuna: A Saga de Um Povo Guerreiro. Livro ainda não lançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário