quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

DNIT DIZ QUE LICITAÇÃO DO DERROCAMENTO DO LOURENÇÃO SERÁ EM MAIO E AS OBRAS INICIARÃO EM AGOSTO



Pedrais do Lourenção entre o Município de Nova Ipixuna e Itupiranga

De acordo com informações do G1-PA, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), informou que a licitação da obra do derrocamento dos Pedrais do Lourenção deve ficar pronta em maio, sendo que o início das obras está previsto para agosto.

Apesar de já ter sido gasto mais de R$ 1,6 bilhão dos cofres públicos, as eclusas do da Hidrelétrica de Tucuruí estão praticamente paradas, com apenas 2% da capacidade utilizadas até agora. Segundo especialistas, para que a obra funcione é necessário que seja feito o derrocamento do Pedral do Lourenção. A função das eclusas será permitir que embarcações possam atravessar a barragem, superando o desnível entre o Rio Tocantins e o reservatório da hidrelétrica de Tucuruí. 

O problema está localizado entre os municípios de Marabá e de Tucuruí, que durante o período de verão, o nível do Rio Tocantins fica muito baixo, o que impede que as grandes embarcações consigam trafegar por causa das pedras espalhadas ao longo do rio, fazendo com que as balsas não consigam chegar até as eclusas. 

No ano de 2010, o governo federal fez a licitação para que fossem realizadas as obras de remoção dos Pedrais do Lourenção, aumentando assim a profundidade do rio, mas o processo foi anulado, e até os dias de hoje o uso da hidrovia permanece restrito. O Rio Tocantins é muito importante para saída de produtos do centro-norte do país até os portos da região de Belém.

Por Agmael Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário