quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

GOVERNO DO PARÁ SUSPENDE DERROCAMENTO DO PEDRAL DO LOURENÇÃO



Simulação da Hidrovia do Tocantins na altura dos Pedrais do Lourenção

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) suspendeu a licença na qual determinava o derrocamento dos pedrais conhecidos como “Lourenção” no Rio Tocantins, nas proximidades dos municípios de Nova Ipixuna e Itupiranga. A retirada das pedras facilitaria a navegabilidade do referido rio onde seria construído a Hidrovia do Tocantins a ser utilizada para o escoamento de produtos oriundos de toda região. 

Só para lembrar, a derrocagem foi um acordo assumido pelo governo federal junto a Vale que se comprometeu em instalar um complexo siderúrgico mineral na cidade de Marabá, sendo que caberia ao governo paraense realizar ações de infraestrutura que facilitasse a execução da obra.

A construção da hidrovia é de fundamental importância para a instalação do polo metal mecânica na região, que automaticamente acarretará na geração de milhares de empregos para a população local e consequentemente alavancará o progresso e a economia no sul e sudeste do estado do Pará. 

Por outro lado isso só se tornará possível com a construção das eclusas da Hidrelétrica de Tucuruí, juntamente com o derrocamento do Pedral do Lourenção. A Hidrovia do Tocantins permitirá a navegação em mais ou menos 500 quilômetros, que vai de Marabá ao porto de Vila do Conde na cidade de Barcarena. 

A SEMA está trabalhando para responder a solicitação de informações encaminhada pela Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração do Pará, na qual cobra explicações acerca da anulação da licença ambiental para a retirada dos pedrais do Lourenção.

Só para informar melhor, o cancelamento da licença aconteceu ainda em dezembro do ano passado através da notificação nº 42568/2012/Diretoria de Licenciamento Ambiental de Atividades Poluidoras da Sema, e o processo (nº 2009/0000002047) foi arquivado na secretaria, sendo que só agora a Imprensa teve ciência da situação.

O Blog “Nova Ipixuna Online” está colhendo informações a respeito da situação e brevemente estará esclarecendo aos nossos leitores sobre as explicações da SEMA sobre essa notícia. Aguardem.

Por Agmael Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário