segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

TORCIDAS ORGANIZADAS ENVERGONHAM CLUBES BRASILEIROS



Até agora eu ainda não tinha manifestado minha opinião em público sobre o ocorrido no jogo válido pela primeira rodada da Taça Libertadores da América entre o Corinthians e o San José da Bolívia em que ocorreu o fatídico episódio que tirou a vida de um jovem torcedor boliviano.

 Na ocasião um sinalizador foi disparado pela torcida corintiana e acabou atingindo mortalmente o torcedor boliviano Kevin Douglas Beltran Espada de 14 anos de idade, que teve o olho direito alvejado, chegando a perder massa encefálica no ataque. A polícia boliviana afirmou que há indícios suficientes da participação dos 12 torcedores corintianos detidos no país no incidente que levou à morte por sinalizador do torcedor. Por isso, eles foram indiciados por homicídio.

O Corinthians se diz prejudicado com a punição aplicada pela COMEBOL, que determina que o clube tenha que jogar sem a presença da sua torcida por dois meses. Tal decisão irritou a diretoria do clube que vai recorrer da decisão. A principal reivindicação do Corinthians é de direito à defesa e investigação dos envolvidos no incidente. A diretoria não aceita se curvar à punição sem provar que o clube não tem qualquer parcela de culpa no disparo do sinalizador marítimo que vitimou o jovem.

Meu ponto de vista:

Não quero que os corintianos venham me crucificar pela minha opinião, aliás a maioria dos corintianos não tem culpa desse acontecimento, meu repúdio vai diretamente às pessoas que fazem de um jogo de futebol um campo de guerra e matam, maltratam e machucam torcedores rivais e esquecem do verdadeiro espírito esportivo que é de promover o esporte como diversão saudável para todos.

Para mim tem que haver punição e essa penalidade não é somente para a Fiel, ela deve ser vista como um puxão de orelhas para todas as torcidas. Se não tiver punição, vai ficar tudo por isso mesmo e ninguém aprenderá a lição. Aliás, aprenderá que estádio de futebol é um lugar onde a lei simplesmente não existe. Está mais do que na hora dos dirigentes chamarem as torcidas organizadas dos seus times para uma reunião e mostrar que se elas continuarem fazendo o que estão praticando, só os clubes tem a perder.

É preciso acabar com a absurda conduta dos membros das ditas ‘torcidas organizadas’, que se preparam para o confronto, como se fossem gladiadores, esquecendo-se de que o esporte é diversão saudável.Vai meu repúdio não somente a esse episódio horrendo, mas a tantos outros que ocorrem todos os anos no Brasil. As torcidas organizadas devem zelar pela manutenção do respeito à vida e à diversão sadia para todos os amantes do futebol.

Por Agmael Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário