segunda-feira, 21 de julho de 2014

BANCO DE DESENVOLVIMENTO: AVANÇAR É PRECISO

Por: Agmael Lima*

Com o objetivo de financiar projetos de infraestrutura em países em desenvolvimento, os chefes de Estado de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS), assinaram um tratado para a criação de um banco de desenvolvimento. O evento aconteceu durante a reunião de cúpula em Fortaleza em 15 de Julho de 2014.

O NBD (Banco de Desenvolvimento), já nasce grande com um capital inicial de US$ 50 bilhões, divididos igualmente entre os membros fundadores, sendo que esse valor pode chegar a US$ 100 bilhões, beneficiando não somente os países membros do BRICS, mas também países pobres fora dessa instituição que foi criada no início da década passada para designar nações emergentes com foco de crescimento econômico no mundo e que pudesse atrair a atenção dos investidores.

Essa é a primeira vez que países emergentes criam uma instituição desse porte afim de desenvolver ações com objetivo de incentivar soluções para problemas históricos, principalmente na área de infraestrutura.

Para mim o mais importante em tudo isso é que o NBD atenderá as necessidades e interesses de outros países, sem depender exclusivamente do Banco Mundial.

Boa parte da sociedade brasileira ainda não se deu conta da grandiosidade da fundação do Banco de Desenvolvimento, mas essa ação coloca o Brasil como um emergente de grande potencial. O Brasil está se projetando no cenário externo criando a possibilidade real do país avançar definitivamente para o futuro. A esperança é que logo seremos um país desenvolvido, soberano, igualitário e rico.

* O autor é Professor, Poeta, Músico, Filho/morador da cidade de Nova Ipixuna-PA.
Contatos:
E-mail: agmael2011@gmail.com
Watsapp: 94 91761761

Blog: novaipixunaonline.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário