segunda-feira, 14 de julho de 2014

“OS CÃES LADRAM; A CARAVANA PASSA” *

Por Agmael Lima **


Chegamos ao final da Copa do Mundo no Brasil e mesmo com o fracasso proporcionado pela nossa Seleção, ficou um legado a ser comemorado no âmbito econômico e de negócios, apesar de a oposição e setores da mídia nos últimos meses terem apostado no fracasso desses aspectos que apontava para um panorama sombrio, com protestos, greves e problemas de infraestrutura. O que aconteceu foi exatamente ao contrário, pois diversos dados consolidam o sucesso da Copa do Mundo no Brasil.

Segundo dados a Copa deve somar cerca de R$ 30 bilhões à economia brasileira e também foi responsável pela geração de um milhão de empregos durante o evento. Sem falar que o sucesso da mesma fará turistas voltarem ao Brasil, numa expectativa milhares de novos visitantes nos próximos anos. Essa Copa foi uma grande vitória para o Brasil e serviu para desmentir todos aqueles que só faziam a previsão de que a Copa não daria certo em termos de organização, desejando que isso acontecesse por razões de ordem política, criando um mau humor na população.

Reforçados pela grande mídia brasileira, diversas pessoas como cães raivosos, usando insultos descivilizados e despidos de qualquer respeito, as vezes agindo avessos aos bons costumes, despejaram as mais repugnantes ofensas de baixo calão ao Governo brasileiro na intenção de enfraquecê-lo. No meu ponto de vista não atribuo tais ofensas à “falta de educação”, mas sim ao ódio por não admitirem que um ex-operário ou uma mulher sobrevivente da Ditadura Militar pudesse governar o Brasil, priorizando a implantação de políticas afirmativas direcionadas às mulheres, aos investimentos em construção de moradias populares, na agricultura familiar, na construção de universidades federais e centros de ensino tecnológicos e outras política de inclusão que vem sendo implantadas e tantas outros avanços que fazem que esses dois consigam o reconhecimento por grande parte da nossa população.

Protestar é preciso, é necessário. Mas deve ser feito de forma que não se ultrapasse os limites do respeito pessoal. Mas muitos promovem em seus protestos uma verdadeira baixaria vendo na mesma uma enorme oportunidade de demarcar as regras de uma disputa política, proferindo atitudes que eles jamais admitiriam em suas próprias residências.

Muitos ainda pensam que xingamentos, ofensas à dignidade alheia, gestos desrespeitosos e insultos à reputação das pessoas é Democracia. Para mim esse tipo de pessoas ao agirem assim estão endossando a liberdade para que seus filhos e netos possam desmoralizar os professores, os avós, as mães, os pais, ao vizinhos, os policiais, os juízes, as autoridades, e qualquer outra pessoa que os desagradem.  Isso para mim é confundir a Democracia com o "tudo pode".

Nunca devemos nos esquecer que a Presidenta Dilma Rousseff foi eleita democraticamente. Portanto, os cidadãos brasileiros deve ter o entendimento de que se não está concordando com a forma com que ela está conduzindo o governo, a melhor maneira de criticar é votando de acordo suas vontades. Isso vale para aqueles que não sabem criticar sem que não haja ofensa pessoal.

E se a alguém ainda reste alguma dúvida de que essa Copa foi um fracasso para o nosso país, basta perguntar aos trabalhadores da construção civil; às agências de turismo, camareiras, donos de hotéis e empregados; perguntem também aos engenheiros, mestre de obras e pedreiros que trabalharam nas construções dos estádios; perguntem aos tradutores, aos comerciantes das cidades invadidas por turistas do mundo inteiro, essas pessoas falarão se a Copa foi ou não um mau negócio.

O que eu vejo é que quanto mais é vítima de baixaria, a Presidenta Dilma Rousseff se agiganta e conquista a solidariedade de pessoas que não possuem a alma sedenta pelo oportunismo político. Não importa o barulho que façam os cães, a caravana deve seguir o seu caminho, sem se esquecer que há uma estrela a ser seguida. Uma caravana é feita de gestos, de sonhos, de atitudes, de longas vivências, de cumplicidades, de sentimentos fortes, de amizade, de amor e de desejos.

Os incapazes são como cães raivosos a latir e não se conformam com o sucesso dos que tomam atitudes responsáveis. Não importa o latidos, não importa o barulho que fazem, a caravana deve seguir seu rumo, apesar dos cães.

* O título deste texto reproduz um provérbio árabe bastante conhecido.
** O autor é Professor, Poeta, Músico, Filho/morador da cidade de Nova Ipixuna-PA.

Contatos:
E-mail: agmael2011@gmail.com
Watsapp: 94 91761761

Blog: novaipixunaonline.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário