segunda-feira, 21 de julho de 2014

PROTESTAR NÃO É VANDALIZAR

Por: Agmael Lima*

Com a negativa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro aos pedidos de Habeas corpus para vinte e três ativistas presos por promover violência em protestos, há uma forte crítica por parte dos membros dos Direitos Humanos que busca formas de dar liberdades aos envolvidos nesses atos de vandalismo.

O incrível é ver os Direitos Humanos pregar que esses garotos não fizeram nada de grave e ainda trata-los como heróis que abriram mão da vida deles para lutar nas ruas. Os presos por vandalizar nos protestos são acusados de causar prejuízos públicos e privados, além de provocar a morte de um jornalista durante as manifestações no início desse ano, numa tragédia que gerou grande repercussão e mobilizou a opinião pública.

Para muitos esse episódio não passa de uma fatalidade. Para mim fatalidade é quando um raio cai em alguém e esse acontecimento no meu ponto de vista foi um assassinato. Por isso é preciso estar atento para aqueles que, infiltrados entre os manifestantes, promovem atos de vandalismo e causam muitos prejuízos, pois o oportunismo de pessoas de má índole é responsável por uma conta extremamente cara que é repassada à população.

Há algum tempo o povo tem ido às ruas em todo o Brasil para reivindicar melhores condições de vida exercitando o direito democrático de protestar que está assegurado pela Constituição Brasileira, mas isso não dá o direito a ninguém destruir patrimônios.

Protestar é cobrar de forma pacífica e ordeira, respeitando os órgãos públicos e as propriedades privadas, além de ser uma maneira inteligente de expressar a formação de opinião de todo cidadão, é também uma forma de expressão de uma sociedade organizada que sabe lutar por seus direitos junto aos seus governantes. Jamais podemos permitir que pessoas de mal intencionadas manchem um esforço tão grande pelo bem na nossa sociedade.

Vandalizar é uma atitude reprovável e ridícula vinda de pessoas motivadas pelo senso de ignorância e destruição, que procuram de forma maldosa e sem caráter, desviar o sentido principal de uma manifestação, com atitudes que a sociedade com certeza repudia.

No meu ponto de vista, quem comete ato de vandalismo tem uma dívida com a sociedade e enquanto não houver severas punições a esses bárbaros vai continuar as depredações. Depredar é crime contra o patrimônio e quem o pratica deve ser punido. Sou radicalmente contra o vandalismo e a favor de cadeia para os vândalos.

21/07/2014
*O autor é Professor, Poeta, Músico, Filho/morador da cidade de Nova Ipixuna-PA.
Contatos:
E-mail: agmael2011@gmail.com
Watsapp: 94 91761761

Blog: novaipixunaonline.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário