segunda-feira, 28 de julho de 2014

SANTANDER: ME ENGANA QUE EU GOSTO


Por Agmael Lima*

O presidente mundial do Banco Espanhol Santander, Botín, tentou minimizar a responsabilidade da instituição em torno do vazamento de um extrato onde o banco aponta que a economia brasileira corre sérios riscos caso a presidente Dilma Rousseff se reeleja. De acordo com ele a responsabilidade pelo informe "não é do banco, mas de um analista"; ele também disse que foram tomadas providências internas para avaliar o caso e que os envolvidos serão demitidos.

No meu ponto de vista, qual o grau de confiabilidade que devemos ter em um banco desses? Para mim ao admitir isso ele está mostrando que o sistema de segurança do banco é fraco, o que deveria ser seguro para não permitir que qualquer um faça o que bem entender. Com essa desculpa esse sujeito só assinou seu atestado de incompetência.

Querem colocar a culpa no analista tentando tirar “o deles da reta” com esta desculpa esfarrapada. Analista não manda em banco quem manda no banco é o banqueiro. Este senhor está nos chamando de estúpidos quando faz uma declaração dessas.

O que eu não entendo é o porquê desse mesmo analista não dizer o que está acontecendo na economia dos países europeus. O mundo interior entrou em colapso de alguns anos para cá. O Brasil conseguiu se safar de todos esses tsunamis. No meu modo de pensar o Santander já faliu a Espanha e agora quer sugar os brasileiros e falir o Brasil, ou seja, os especuladores que ajudaram a arrebentar a Espanha, querem agora arrebentar o Brasil. Com desculpas ou sem desculpas, com demissão ou sem demissão o banco deve arcar com as consequências dos atos de seus gestores irresponsáveis.

Para mim há um enorme jogo de interesses político partidário de Direita nesse episódio. Só acho estranho é que no fim da Era FHC, quando o pais estava quebrado, mendigando e se humilhando para o FMI, desemprego e inflação lá no alto, dólar acima de R$ 4,00 (quatro reais), dívida externa nas alturas, a elite econômica aterrorizava a população com a possível vitória do Lula, e agora depois de três governos petistas, que deram solução a todos estes problemas, o discurso ainda é o mesmo. Acho que estão dando ótimos materiais para campanha da Dilma explorar no programa político obrigatório no rádio e na TV que começará em breve.

Quanto ao Banco Santander, que vá dar palpites no seu país a Espanha que está no fundo do poço.

*O autor é Professor, Poeta, Músico, Filho/morador da cidade de Nova Ipixuna-PA.
Contatos:
E-mail: agmael2011@gmail.com
Watsapp: 94 91761761

Blog: http://novaipixunaonline.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Bem Já estamos em 2016, e os analistas do Santander não estavam errados.
    Graças a Deus que a Dilma saiu, pois a economia estava indo de mau a pior. Não me agrado do Temer, mas a economia vem reagindo muito bem após a saída da Presidente.
    O dollar que estava perto da LUA caiu 10% após a saída dela.
    Agora eu não entendi o pq de demitir os analistas do Banco se eles estavam certo.

    ResponderExcluir