quarta-feira, 6 de março de 2013

08 DE MARÇO O DIA INTERNACIONAL DA MULHER



O preconceito é um marco presente desde os primórdios da humanidade e a mulher não ficou de fora e em razão disso ela sofreu grandes perdas no decorrer da história onde a classe feminina esteve sempre subjugada às vontades dos homens, bem como trabalhar como serviçais sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhando um salário injusto, incapaz de suprir suas necessidades. Devido a esses e a tantas outras maneiras de discriminação, as mulheres se uniram no intuito de buscar maior respeito aos seus direitos, aos seus trabalhos e às suas vidas.

Um dos momentos mais marcantes e talvez o mais importante no sentido de libertar as mulheres de tantos métodos algozes contra sua classe aconteceu no dia 8 de março de 1857, onde na ocasião, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque nos Estados Unidos, se uniram em uma grande greve, ocupando a fábrica e reivindicando melhores condições de trabalho, além da redução na carga diária de trabalho para dez horas, já que as mesmas eram submetidas a uma jornada de dezesseis horas diárias. Elas reivindicavam também a equiparação de salários com os homens, pois as mulheres recebiam apenas um terço do salário masculino, para executar o mesmo tipo de trabalho.

Essa manifestação foi reprimida com total violência e as manifestantes foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada, o que resultou na morte de 130 tecelãs, num ato totalmente desumano. Em 8 de março do ano de 1910 na Dinamarca, aconteceu uma conferência internacional feminina, onde se discutiu assuntos de interesse das mulheres, nesse dia também ficou decidido que essa seria uma data propícia para homenagear as mulheres mortas carbonizadas 53 anos antes, mas somente em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas, como o dia Internacional da Mulher.

Essa data não deve ser vista apenas como um dia a se comemorar. Por isso a maioria dos países realizam conferências com debates objetivando discutir o papel da mulher na sociedade moderna, tentando diminuir com o preconceito e a desvalorização feminina. Apesar dos avanços, em muitos lugares do planeta, as mulheres ainda sofrem com salários baixos, machismo, jornada exagerada de trabalho e desvantagens na carreira profissional. 

O marco na história da mulher brasileira ocorreu em 24 de fevereiro de 1932, quando foi estabelecido o voto feminino. Foi o início de uma fase de conquistas das mulheres, que depois de muitos e muitos anos de reivindicações e discussões, conseguiram enfim o direito de votarem e serem votadas ou eleitas para cargos no executivo e legislativo. Nesse mesmo período as mulheres brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens. Um fato curioso é que com apenas 82 anos após a mulher conseguir o direito de votar e ser votada, uma mulher foi eleita para ocupar o cargo de Presidenta do Brasil.

Outra conquista importante em nosso país, foi a aprovação da Lei Maria da Penha, que foi o resultado de uma grande luta pelos direitos femininos. Essa lei garante que as mulheres sejam tratadas com respeito, sem serem maltratadas por seus próprios companheiros ou que sirvam como escravas sexuais dos mesmos.

As mulheres não devem desistir de lutar pelos seus direitos. Que não vejam o dia 8 de março apenas como uma data comemorativa, mas um dia para firmar discussões que apontem à diminuição da discriminação, que possam aproveitar essa data para discutir assuntos que tratam e valorizem a importância do papel da mulher diante da sociedade.

Por Agmael Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário