domingo, 24 de março de 2013

NOVA IPIXUNA: ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO AINDA NÃO RECEBERAM MERENDA ESCOLAR EM 2013



Por Agmael Lima

Apesar de já estarmos finalizando o mês de março, até o momento, os alunos da rede pública municipal de ensino do município de Nova Ipixuna ainda não sabe qual é o sabor da merenda escolar neste ano de 2013, exceto aqueles que frequentam a educação infantil.

O Blog “Nova Ipixuna Online” tem recebido diariamente informações vindas de pais, alunos e professores revoltados com essa situação que tem feito com que as salas de aula fiquem vazias antes do fim do turno porque não há merenda para as crianças, o que influencia no desempenho escolar deles. 

Segundo a senhora F. S. R., mãe de alunos que pediu para não ser identificada: “Meus filhos estão sendo obrigados a sair mais cedo da escola por falta de merenda escolar, pois sem o lanche fornecido na escola, a maioria dos alunos vai acabar deixando de frequentar a sala de aula, pois muitas crianças são filhas de pais pobres que não tem como dar dinheiro aos seus filhos para que estes comprem merenda. Situação está tão grave que os professores estão sendo obrigados a liberar os alunos mais cedo para não verem eles com fome”, relatou a mãe indignada.

De acordo com outra mãe (M. F. S.) que também não quis se identificar, “muitos pais estão deixando de mandar seus filhos para frequentar as aulas. Eles dizem que se é para passar fome, é melhor as crianças ficarem em casa mesmo. Pelos menos, em casa elas têm pão e farinha para comer”, desabafa.

Outra mãe estava indignada, ”acredito que essa situação acabe comprometendo a aprendizagem dos alunos, inclusive até a saúde dos mesmos”. Ela disse ainda à nossa reportagem que não se conforma com essa situação, pois “ladrões, assassinos, estupradores e tudo quanto é corja, dentro da cadeia não falta nada até assistência médica tem na hora que precisar; no hospital passa na frente de qualquer cidadão de bem; a alimentação no presidio tem que mudar todos os dias se não tem motim; não falta nada para estes monstros, direitos humanos, advogado de porta de cadeia enfim eles tem todos os direitos e ainda recebem uma boa grana. Mas com as crianças que deveriam ser o futuro deste país, acontece isso aí, passam fome e não tem direito a nada. Como nossos governantes querem dar uma boa educação a nossos filhos prevenindo que estes virem marginais tratando eles dessa forma? Nossos governantes precisam priorizar as nossas crianças pois a elas pertencem o futuro” completou a senhora R. M. S, mãe de aluna que frequenta a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Nair Braz Lima.

Alguns pais disseram ao nosso blog que se acaso a situação não se normalize urgente, estarão indo até a Câmara Municipal de Vereadores para que estes tomem as devidas providências, fiscalizem e cobrem dos responsáveis para que estes cumpram com seus deveres.

Como pai de aluna também estou inconformado com a falta de merenda nas escolas de Nova Ipixuna. Esperamos que nos próximos dias a Gestão Municipal possa buscar uma solução para esse problema, deixando de prejudicar principalmente os nossos filhos.

O Blog “Nova Ipixuna Online” está à disposição para que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Educacional de Nova Ipixuna possa esclarecer a toda população deste município sobre a situação da merenda escolar.

Um comentário:

  1. Essa situação ainda deve durar pelo menos mais um mês já que a última licitação pra compra de merenda realizada há duas semanas foi cancelada porque as empresas participantes estavam todas irregulares. Agora terá que ser feita uma nova licitação e esse processo demora.

    ResponderExcluir